|
1 |
BRASIL DOS SONHOS PROJETOS SOCIAIS BRASIL
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação de Jovens e Adultos existe com a finalidade de dar uma nova chance a estes público que por razões diversas não tiveram a oportunidade de frequentarem os bancos escolares na hora certa.
A educação de jovens e adultos exige reflexão e sai do campo da escolarização em sentido estrito. Primeiramente, porque abarca processo formativos diversos, onde ser incluídas iniciativas visando a qualificação profissional, o desenvolvimento comunitário, a formação politica e um sem número de questões culturais pautadas em outros espaços que não o do escolar.
A educação de jovens e adultos deve levar em consideração que os alunados são trabalhadores, e que muitas vezes vem para o ambiente escolar cansados do dia de trabalho. Os professores que atuam nesta área do ensino deve ter uma estratégia de ensino que movimentem as aulas, trazendo pesquisas, leituras de jornais, videos, informatica, leitura etc. Entendemos que o ensino do jovem e do adulto deva ser multidisciplinar possibilitando assim a interligação das diversas disciplinas.
Desta feita a educação de jovens e adultos deve ser encarada de forma ampla e sistêmica e necessária. O paradigma pedagógico que então se gesta preconiza o dialógo como principio educativo e a assunção, por parte dos educandos adultos, de seu papel de sujeitos de aprendizagem, de produção de cultura e de transformação do mundo.
Durante muitos anos a educação de jovens e adultos teve a marca do educador Paulo Freire, que tem a pedagogia voltada para aqueles que forma marginalizados ao perderem a etapa de escolarização na idade certa.
Em 1969, o governo federla criou o Mobral ( Movimento Brasileiro de Alfabetização ), um programa de proporções nacionais, voltado a alfabetização a amplas parcelas dos adultos analfabetos nas mais variadas localidades.
A demanda pelo ensino fundamental de jovens e adultos é extensa e complexa, comportando uma grande diversidade de necessidades formativas. Deve-se, considerar a necessidade de fortalecer a alfabetização funcional dos individuos, pois estudos indicam que se faz necessário uma escolaridade mais prolongad para que se desenvolva a linguagem escirta e fazer delas múltiplos usos, buscar informaçãoo, planejar e controlar processo e aprender novos conhecimentos.
É forçoso considerar os requisitos formativos de um mercado de trabalho cada vez mais exigentes, desenvolver a informática, o conhecimento de um outro idioma, de desenvolver o conhecimento cultural,
postura para que este aluno adulto possa encontrar um lugar ao sol no mundo do trabalho.
A educação de jovem e adulto não se restrigem á compensação da educação básica não adquirida no passado, mas visam a responder ás múltiplas necessidades formativas que os individuos têm no presente e terão no futuro.
Desta forma tais necessidades devem ser diversificadas, e altamente flexiveis.
O Projeto Brasil dos Sonhos tem o objetivo de desenvolver um programa de educação de jovens e adultos ( dentro dos limites da LDB ) e fazer parcerias com estados e municipios para atender o maior numero possivel de jovens e adultos que estão a margem da escola.